domingo, 23 de fevereiro de 2014

Dieta Gracie


Em uma rápida busca na internet pode-se encontrar mais de 981.000 páginas que contenham a palavra “dieta”, contando apenas as páginas em Português. Na TV o número de programas que visam a nutrição tem multiplicado, e só é necessário ir às bancas para ver o assunto como manchete em centenas de publicações femininas e masculinas.
Porém, nem sempre foi assim. Por volta dos anos 1950, quadros como o “Questão de peso”, apresentado pelo Dr. Drauzio Varella, no programa de TV da Globo “fantástico” , era visto como loucura de diretor de ficção científica. A preocupação com o que os brasileiros ingeriam no seu dia-a-dia era quase totalmente ausente, e por isso os problemas de saúde começavam a surgir bem antes das pessoas chegarem às fases posteriores da vida.
Foi depois de sofrer de fortes enxaquecas (deixando-o prostrado em seu quarto) que atingiu Carlos Gracie decidiu que algo tinha que mudar. A partir das palavras do filósofo Hipócrates veio a primeira dica: “Faça do seu alimento o seu remédio”.
Com fome de conhecimento, Mestre Carlos passou a ler mais e mais sobre o assunto e ao longo dos anos compilou o que aprendeu, desenvolvendo oque seria consagrado como a Dieta Gracie. Deixando para trás os problemas de saúde da juventude e se transformando em um adulto atlético.
O passo seguinte foi para provar a eficiência do método e não havia ninguém melhor para testar suas descobertas doque a sua própria prole. Carlos Gracie incutiu nos filhos, sobrinhos e netos a necessidade de escutar o corpo e oferecer somente alimentos benéficos para ele. Pouco a pouco, o tipo físico da família começou a mudar e os descendentes do Mestre cresciam cada vez mais.
Mas, afinal, do que se trata a Dieta Gracie? Trata-se de não envenenar o corpo, não deixá-lo ficar doente, e estabelecer o equilíbrio adequado para sua nutrição. A principal idéia por trás disso é a de manter o pH das refeições o mais neutro possível, equilibrando as substâncias através de uma combinação adequada.
Se trata de não misturar: cereais com outros cereais, gordura com açúcar, nem alimentos ácidos com qualquer outro alimento ácido. As refeições são para serem consumidas em intervalos de, pelo menos, cinco horas, comendo novamente apenas quando o estômago está vazio.
Mas isso não é tudo. Além da preocupação com os alimentos sólidos, Mestre Carlos procurou complementá-los com chás, usando o que a natureza oferece como curas para doenças do homem.
A inclusão das frutas como parte fundamental da dieta também pode ser creditada ao Mestre Carlos Gracie. “Quase 30 anos atrás, as pessoas entraram na minha casa e viam a despensa cheia de frutas e verduras. Todo mundo achava aquilo estranho, como a cultura da época consideradava frutas serem nada mais do que sobremesa, enquanto representavam 50% da dieta de nossa família.”
Isso sem mencionar seu pioneirismo com o seu hábito de comer açaí, beber suco de melancia, água de coco e smoothies .




Nenhum comentário:

Postar um comentário